segunda-feira, 25 de outubro de 2010

As religiões respeitam a liberdade de expressão?

Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral.

A religião já foi muito vista como uma verdade absoluta e incontestavel, além do que já esteve bastante ligada com a política, algumas vezes o chefe religioso era o próprio cheve de estado. Não obedecer a Igreja era como não obedecer ao estado e, muitas vezes, o próprio estado punia os "infieis".

Durante muito tempo a Igreja não permitia varios pensamentos e práticas, isso acontecia não pelas suas crenças e sim pelo medo de se voltarem contra esta, impondo ideias que deveriam ser aceitas sem contestamento.

Essa imagem tem desaparecido com o passar do tempo. Obviamente a religião não deixou de apresentar suas ideias e os valores que os seus seguidores deveriam relevar, porem algumas pessoas ainda vêem isso como incotestavel, alguns seguem a religião cegamente indo contra o que ela mesma recomenda. Não há problema em religiões apresentarem os seus argumentos e ideais, não seria justo ou democrático cesurar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário